Configuração TEF Skytef

Nesse documento, apresentaremos ao leitor a configuração do TEF Skytef para emissão de NFC-e

Configuração TEF Skytef (Fiserv)

1. Introdução

 

O TEF é a abreviação para Transferência Eletrônica de Fundos. É uma transferência de valores entre contas onde  uma pessoa realiza o pagamento e esse valor é debitado de sua conta bancária e repassado para instituição responsável pelo aparelho, no qual posteriormente o empresário proprietário da maquina pode ter acesso a esses valores, sendo essas transações obrigatoriamente efetuadas através de uma aplicação de automação comercial.

2. Verificação da instalação do Skytef

Primeiro é preciso verificar se a Skytef já fez a instalação dos componente de comunicação. Para isso deve ser verificado a existência da pasta "C:\Program Files (x86)\Comnect\WNBTLSCLI". Nela que ficam os arquivos necessários para a comunicação do Skytef.

3. Configuração do frente de caixa

 

 

No frente de caixa, na função "90 - Configurações do NFC-e" estará disponível a aba TEF

Configurar com as seguintes opções:

Após essa configuração, reiniciar o frente de caixa

image-1693586498682.png

Para certificar que a comunicação com o Skytef está ocorrendo normalmente, pode usar a função 84. Caso apresente erro de comunicação com o servidor TEF, verificar os passo no final desse documento.

6. Cadastro de Bandeiras

Para o TEF rodar, obrigatoriamente o parâmetro do cadastro de bandeiras precisa estar habilitado ( AV_BANDEIRA = S )

No menu Contas a receber - Bandeiras, precisamos atualizar a relação de bandeiras e de adquirentes, clicando nos botões correspondentes abaixo. Essa é a relação de bandeiras e adquirentes que trafegam pelo Skytef.

Caso trabalhe com adquirentes que não possuem o CNPJ informado na lista, verificar a informação com sua adquirente e preencher o campo.

image-1693587252256.png

image-1693587286708.png

7. Tipo de Pagamento

Com as bandeiras e adquirentes já atualizados, vamos fazer o cadastro do tipo de pagamento. Essa função faz a a relação de cada bandeira com as parcelas, adquirentes, taxas e contas financeiras. Isso é feito em Contas a Receber - Tipo de pagamentos.

O frente de caixa recebe da Skytef a informação da bandeira, adquirente, grupo, subgrupo e número de parcelas no retorno da autorização da venda. Com isso ele usa essa informação para selecionar um tipo de pagamento e informar qual credenciadora será informada no XML da NFC-e e quais taxas e contas estão envolvidas nessa autorização.

Os tipos de pagamento devem ser informados de acordo com as negociações que os clientes fazem com cada adquirente. Essas negociações pode ser bem complexas, podendo ter várias adquirentes diferentes trabalhando simultaneamente. Essas informações devem ser passadas e cadastradas pelo cliente nessa tela de acordo com cada informação de negociação feita.

O cadastro de bandeiras usa bandeiras de várias integradoras, por isso, certifique-se de usar as bandeiras e adquirentes com o campo Código Skytef preenchido.

Exemplo de planilha de negociação para o cadastro de tipo de pagamento
BANDEIRA ADQUIRENTE GRUPO SUBGRUPO PARCELAS TAXA
VISA CIELO VENDA CREDITO A VISTA 1 1,99
MASTERCARD REDECARD VENDA CREDITO A VISTA 1 2,09
VISA STONE VENDA CREDITO PARCELADO ADMIN 2

3,99

 

VISA

 

CIELO VENDA DÉBITO A VISTA 1

0,99

Aba Cadastro

Aba TEF

image-1693590887015.png

image-1693591094092.png

Para cada tipo de cartão que a empresa aceitar como recebimento, deve ter um cadastro do tipo de pagamento correspondente. Caso o sistema não encontre um tipo, vai apresentar um erro quando o cartão for aprovado. Ver seção Falha de identificação do tipo

 
8. Tabela de vencimento

No menu Faturamento > Cadastros > Tabela de Vencimento deve ser feito o cadastro da tabela de vencimento, registro que irá gerar as parcelas necessárias no controle de bandeiras. Para uso do TEF, o cadastro de ver ser preenchido com pelo menos as informações abaixo.

A tabela de vencimento é necessária para que o sistema crie as parcelas de recebimento, por isso é possível criar uma única tabela de vencimento e vincula-la a vários tipos de cartão.

image-1693594830506.png

9. Cancelamento e Reimpressão

Nas opções 84 e 85 do NFC-e será possível ao Reimprimir o comprovante e cancelar a transação TEF.

image-1691066606526.png

Na opção 85 ao cancelar a transação TEF deverão ser inseridos novamente os dados do cartão e também será gerada uma impressão de cancelamento em duas vias, sendo a primeira via do cliente e a segunda via da loja:

Importante salientar que o cancelamento da transação TEF não significa cancelamento do NFC-e. O Cancelamento do NFC-e deve ser feito imediatamente após o cancelamento da transação TEF , pela opção 80 do menu e sempre respeitando o prazo legal de cancelamento, que na maioria dos estados é de apenas 30 minutos.

10. Perguntas Frequentes

 

1. Há ambiente de teste?

Não. Existe um ambiente para desenvolvimento, mas não há para homologação do cliente final em período de implantação, todas as vendas devem ser emitidas com um valor baixo e logo em seguida canceladas durante o processo de implantação.

2. Posso configurar TEF no frente de caixa antes da instalação por parte da Skytef?

Não, para configurar o TEF a instalação por parte da SKYTEF precisa estar já realizada para correta comunicação da plataforma e do pinpad

3.Onde vejo a vendas emitidas no frente de caixa via cartão?

Os relatórios de fechamento de caixa informam as vendas por forma de pagamento, além dos relatórios de retaguarda que podem ser acessados em Faturamento - Outras opções - Outros relatórios. Para o controle completo sugerimos utilizar o controle de bandeiras, onde fará a gestão de todas as vendas e taxas utilizadas pelas adquirentes. Saiba mais através do link: http://remoto.cybersulinformatica.com.br:8082/books/controle-de-bandeiras

Também é possível verificar as vendas em tempo real na retaguarda do Skytef em https://sitefexpress.softwareexpress.com.br/sitefweb/ usando o usuário e senha informados pela Skytef

4. Como posso confirmar que o Cartão realmente passou?

São 3 passos a serem verificados para a correta homologação.
1) Emissão do comprovante de pagamento no frente de caixa.
2) Débito ocorrido no cartão utilizado.
3) Venda deve constar na retaguarda da Skytef em https://sitefexpress.softwareexpress.com.br/sitefweb/.

5. Ao homologar o processo, o cliente passou o cartão, a venda foi autorizada com código e NSU informados no sistema, saiu da conta do cliente mas não entrou no painel da adquirente.

Nesse caso deve ser feito contato com o suporte da SKYTEF para verificar a questão. O sistema da Cybersul não é responsável pela transação financeira dessa operação. O frente de caixa da Cybersul envia as informações da venda para a SKYTEF e a mesma faz a comunicação com pinpad, autorizando ou negando a transação. Após isso a Cybersul faz a leitura das informações retornadas pelo Skytef para armazenar no sistema e seguir com a autorização da NFC-e.

6. Ao homologar o processo, o cliente passou o cartão, a venda foi autorizada mas o sistema apresentou uma mensagem de tipo de pagamento não identificado.

image-1693597695269.png

Isso ocorre porque o cartão que foi passado pelo cliente não possuía um cadastro no tipo de pagamento, assim o sistema sabe as taxas negociadas nem as demais informações necessárias para o controle de bandeiras. Com essa mensagem o NFC-e não é autorizado. Para corrigir esse erro, deve-se cadastrar o tipo de pagamento conforme já mostrado acima, com as informações que estão na mensagem, como Bandeira, Adquirente, Grupo e Subgrupo e o número de parcelas. Após esse ajuste, é preciso acessar o contas a receber do NFC-e gravado no sistema e atualizar o campo Tipo Pag. Bandeira para o tipo cadastrado. Com isso, pode executar a função 82 - Reprocessar NFC-e.

7. Consultar venda no site da Sitef.

Na tela de Resumo de Movimento do SiTef onde iremos visualizar as transações de venda realizadas no TEF.

image-1694549067529.png

8. Resumo de Movimento

Pode ser filtrado por dia visualizando todas as transações de venda de pesquisa.

image-1694560956433.png

9. Relatório Resumo de Movimento ( Resumo )

Visualiza Relatório de Resumo de Movimento de venda realizada no TEF.

image-1694549254614.png

9. Relatório Resumo de Movimento ( Detalhes )

Visualizando as transações da venda detalhada realizada no TEF.

image-1694548924431.png

Opção 80 - Cancela NFCe \ TEF

1. Introdução

Iremos ver como proceder para cancelamento do NFCe e a transação do TEF mas só poderá ser executado cancelamento da venda antes de fechar 30 minutos após a venda, depois exceder tempo determinado pelo sefaz não poderá mais ser cancelado NFC-e e transação do TEF..

2. Tela de venda

Na tela da venda do NCFe, pressione a tecla F12 para abrir menu de  opções.

image-1695765106365.png

3. Menu opções

Na lista de funções digite 80 pressione enter para iniciar processo de cancelamento da venda.

image-1695765214180.png

4. Tela de Cancelamento NFCe

Nessa tela aparecerá todas as vendas autorizadas pelo sefaz, selecione a venda que deseja cancelar, após pressione "enter" para cancelar.

image-1695765357069.png

Aparecerá mensagem de confirmação do cancelamento do NFCe, pressione a opção "Sim".

image-1695766374347.png

Aparecerá mensagem para selecionar a opção "cancelar TEF", caso deseja abortar operação pressione botão "Abortar."

image-1695766458016.png

Atenção para seguir todos os passos de cancelamento do TEF.

5. Senha Supervisor

Aparecerá a tela para informar senha do supervisor, digite três vez zero 000.

image-1695771716924.png

Deve se ter cuidado em passar senha do supervisor para os usuários.

5. Inserir Cartão

Cliente deve inserir cartão no pin pad para iniciar processo de cancelamento da venda.

image-1695772206642.png

Todos as mensagens que aparece  no pin pad também aparece no tela do computador.

 
5. Motivo do Cancelamento

Aparecerá tela para informar motivo do cancelamento da venda e transação

image-1698413091023.png

Aparecerá mensagem de confirmação para imprimir comprovante de cancelado.

image-1698430413243.png

Caso tenha efetuado importação do pedido para NFCe, aparecerá mensagem escolhe qual situação deseja para pedido de venda.  

image-1698430526795.png

A opção acima permite reabrir pedido para futuramente emitir novo NFCe ou cancelar pedido.  

 

Configuração do PIX para SKYTEF

1. Tabela de Vencimento

  Importante criar uma tabela de vencimento para cada carteira digital configurada no SKYTEF.

  Deve-se configurar o campo "Tipo de Documento" com o valor "PI - Pagamento instantâneo (PIX)" e também o campo "TEF" deve conter o valor "Sim".

image-1705607253203.png

2. Formas de pagamento

  Deve-se criar nova forma de pagamento com os valores:
    - Forma: Selecionar a opção "Pagamento Instantâneo (PIX)"
    - Escolhao tipo ou digite um novo: Texto livre de escolha do usuário
    - Tabela de vencimento: Selecionar a tabela de vencimento que foi criada para utilizar com PIX
    - Nome amigável: Texto livre de escolha do usuário

image-1705610748646.png

3. Utilização

Realizar o procedimento de venda normalmente e no momento em que for finalizar a venda selecionar a opção "17 - Pagamento instantâneo (PIX)"

image-1705610711959.png

Entrar com o valor que será pago por pix e aguardar que seja exibiddo o  QRCode.

image-1705670134599.png

Neste momento solicite ao cliente que leia o QRCode com seu aplicativo do banco. Ao receber a confirmação de pagamento, o sistema automáticamente fechará o QRCode e dará continuidade ao processo normal de operação.

4. Cadastro da Carteira Digital

 Cliente deverá entrar em contato com a Skytef solicitando a liberação da carteira digital.

5. Credenciamento PIX com banco

Para habilitar essa modalidade de pagamento, 4 etapas são necessárias:

Entrar em contato com o banco (PSP - Provedor de Serviços de Pagamento) desejado e solicitar o Credenciais PIX e o vínculo dessa chave com o SiTef;

Preencher no portal Sitef Nuvem (https://sitefexpress.softwareexpress.com.br/sitefweb/) os dados da chave PIX e realizar a associação da chave com as lojas (essa etapa pode ser realizada com a orientação do suporte por telefone).

i. Nome do Credenciamento: Campo aberto apenas para identificar esta chave.

ii. ID do Cliente no PIX: Dado que será fornecido pelo PSP Recebedor (Itaú, Mercado Pago, Santander...).

iii. Senha do cliente no PIX: Dado que será fornecido pelo PSP Recebedor (Itaú, Mercado Pago, Santander...).

iv. Chave PIX: Chave que foi registrada junto ao PSP Recebedor (Itaú, Mercado Pago, Santander...).

Obs.: Dados para cadastro informados pelo PSP - Provedor de Serviços de Pagamento (BANCO) expiram em 7 úteis.

Entrar em contato com a equipe de suporte (SKYTEF) para realizar a configuração do CARDSE PIX.

Obs.: após a configuração realizada será necessária uma carga de tabelas da Skytef para uso do PIX, porem só funcionará no dia seguinte devido a necessidade do restart do servidor.

6. Habilitando PIX no computador

Após liberação da carteira digital, solicitação do credenciamento pix para o banco e habilitar essa modalidade de pagamento em 4 etapas, Skytef deverá realizar carga das tabelas necessárias.