Duplicatas & Faturas

1. Objetivo

Esse documento tem por finalidade o detalhamento do módulo de FaturamentoDuplicatas & Faturas, este controle de faturas é utilizado quando usuário precisa unir faturas para um certo cliente.

2. Informações Importantes

O que é o Controle de Faturas?

O controle de faturas é uma forma de garantir a união de contas (contas a receber ou contas a pagar) diversos do cliente, permite que sejam unidos em um único contas novo e os demais fiquem como estornados automaticamente. Essa função facilita o processo, para que o usuário não tenha que realizar manualmente a união.

3. Conteúdo

Para abrir o módulo de Duplicatas & Faturas temos que acessar o menu: FaturamentoDuplicatas & Faturas.

Para iniciar uma união de faturas, seguir os processos:

  1. Clicar em Novo

  2. Clicar na Estrela

  3. Informar um cliente da nova fatura que será gerada.

  4. Definir se é contas a pagar ou receber

Após esses processos, podemos inserir os contas que serão unidos.

Para inserir, clicar duas vezes no campo destacado em azul na imagem acima. Desta forma abrirá a pesquisa de contas, conforme imagem abaixo:

Escolher o contas a receber que deseja unir, clicando duas vezes sobre ele.

Para inserir um próximo contas, clicar na seta para baixo do teclado e realizar o mesmo processo.

Após inserir todos os contas, clicar no botão “Gerar Contas”. Ao clicar neste botão o sistema solicita uma tabela de vencimento para gerar o novo contas, selecione uma tabela clicando duas vezes sobre ela.

Logo em seguida será apresentada a tela de pesquisa de banco, pois para criar o novo contas, o sistema precisa saber qual banco será inserido neste contas ( o banco precisa estar cadastrado no cadastro de bancos do sistema para aparecer nessa pesquisa).

Selecione o banco clicando duas vezes sobre ele.

Gerado com sucesso a fatura com a união de todos os contas a receber que foram inseridos na tela. Se pesquisarmos os contas, será possível verificar que estarão com situação “Estorno” e terá um novo contas gerado com o somatório de todos os outros. Exemplo na imagem abaixo: