Entrada de Mercadoria (Excel)
Importação de planilha de itens na nota de entrada.
Entrada de Mercadoria (Excel)
1. Preparo da Nota
Neste procedimento o preparo do cabeçalho da Nota Fiscal não terá nada diferente, basta preenche-lo normalmente, preferencialmente não adicionar itens no documento.
Depois de preenchido o cabeçalho da nota Fiscal, com as informações do cliente, operação, série, dentre outras, deveremos pegar alguns dados para começar a configuração do nosso Excel de importação, que serão: documento, filial, série, operação e cliente.
OBS.: Estas são as chaves de identificação que o sistema usa para vincular a nota aos itens da Nota Fiscal, também serão usadas no Excel para esta mesma identificação e estarão presentes em todos os itens da importação.
2. Planilha
Da planilha virão os dados dos itens da Nota Fiscal, como código, valor unitário, quantidade, unidade de medida, número de série/Lote e também as chaves de identificação como no exemplo abaixo:
Neste exemplo temos dois itens para inserção, são eles R30S1 e R30S2, no entanto há cinco registros na planilha, um para cada lote que será inserido, como está destacado na imagem.
Neste exemplo onde estamos usando produtos com lote, para cada lote informado, o sistema irá adicionar o registro diretamente na tela de controle de lote, junto da quantidade de entrada do mesmo e sua informação complementar que está na última coluna.
3. Importando
Na tela de entrada de mercadoria, onde já deve estar selecionado o documento ao qual vamos realizar a importação dos itens (primeira imagem deste manual), vamos clicar no botão destacado conforme imagem abaixo:
Após isto, abrirá a seguinte tela e nela deveremos selecionar a opção Excel:
Na tela que será aberta, devemos clicar no ícone de uma pasta para carregar a nossa planilha já configurada.
Depois de carregada a planilha, deveremos configurar a ligação entre os campos do Excel e os campos das tabelas do sistema clicando no botão "Configurar Campos":
Note que após carregar a planilha, cada coluna fica com um número que começa em zero e segue em sequência até a última coluna preenchida na planilha , serão estes números que vamos usar para vincular os campos da planilha com os campos do banco de dados.
Na tela abaixo temos três colunas, sendo elas Título, Coluna e Ação, um campo de código de local e um campo filtro, que servirá para filtrarmos pelo nome do campo que vamos precisar. Segue abaixo descrição de cada coluna:
Título: nome do campo referente no banco de dados
Coluna: número da coluna conforme mostrado na tela anterior
Ação: Campo para verificar se campo será usado na hora da importação, para utilizar o filtro dos campos, basta colocar o nome do campo e apertar "enter", lembrando que o filtro é o "case sensitive", diferenciando maiúsculo de minúsculo.
OBS.: Clicando duas vezes no campo, ele abre mais duas colunas com o tipo do campo e o nome do campo físico dentro da tabela ACEM14IT. Quando estas duas colunas estiverem aparecendo será possível filtrar pelo nome físico do campo.
Abaixo imagem de exemplo:
Para ligar o campo documento da planilha ao campo documento do banco de dados , no campo coluna colocaremos o número zero, referente ao número informado ao carregar a planilha e no campo ação colocaremos "1 - Gravar" para informar ao sistema que este campo será usado no momento da importação, exemplo:
Depois de feita a configuração de relação dos campos, basta ir na tela da importação da planilha e clicar no botão "Inserir no sistema", o mesmo irá validar as informações e adicionar as informações em suas respectivas tabelas (itens da nota e controle de lote/nº de série).
Depois de concluída a operação, o sistema informará em uma mensagem quantos registros de itens e controle de Lote/Nº de série foram inseridos.
Observações:
Tela de importação da planilha:
- Esconder planilha: ao marcar irá esconder a grade onde mostrar os dados diretamente da planilha e mostrará somente os dados já em seus respectivos campos na tabela de itens da nota.
- Código do fornecedor: ao marcar esta opção, no momento de inserir o item ou inserir o lote, fará uma pesquisa pelo código do item no fornecedor. esta informação é informada no cadastro do produto.
- Apenas inserir controles de lotes: Ao marcar esta opção, o sistema irá ler os itens da Nota Fiscal já selecionada anteriormente na tela de Nota Fiscal e usará estes dados para apenas inserir os lotes/nº de série na tabela AUGC50NS.
Tela de configuração da importação da planilha:
- Código do Local: se não usar local de estoque deixe este campo vazio.
- Usar controle de lotes: ao marcar esta opção aparecerão mais 4 campos a serem usados no momento de configurar a relação de cada campo dos itens, serão eles:
- Data Vencimento: Deverá ser vinculado a um campo de data que será inserido na tabela AUGC50NS como data de vencimento do lote/Nº de série (NSVENCIMENTO).
- Data Fabricação: Deverá ser vinculado a um campo de data que será inserido na tabela AUGC50NS como data de fabricação do lote/nº de série (NSFABRICACAO).
- Número série/Lote Complementar: ser vinculado a um campo do tipo texto/string que será inserido na tabela AUGC50NS como número de série complementar (NSNUMEROCOMPLEMENTAR) do lote/n° de série inserido.
- Número de série/Lote: deverá ser vinculado a um campo do tipo texto/string que será inserido na tabela AUGC50NS como número de série lote (NSNUMERO). Outras informações como código do produto, número do documento, filial, quantidade e o restante do cabeçalho de identificação do documento de entrada serão inseridas automaticamente.