Expedição
Detalhamentos dos sistema de expedição: Telão de separação Conferência de mercadoria Etiqueta de transporte Romaneio
- Detalhes
- Configurações iniciais
- Telão de separação
- Conferência de mercadoria
- Etiqueta de transporte
- Cadastro de romaneio
Detalhes
A Expedição
O módulo de expedição do Solution é composto de 4 sistemas que trabalham em conjunto ou separadamente para organizar todo processo de separação, conferência e embarque de mercadorias. Devido aos controles disponíveis nas ferramentas, esse módulo auxilia a empresa em vários quesitos, como por exemplo:
- Organização dos pedidos em todos os momentos da liberação das mercadorias
- Agilidade na separação das mercadorias no estoque
- Conferência da mercadorias
- Emissão de etiqueta de volume customizada.
- Eficiência no processo de expedição, menores custos de equipe, retrabalhos, devoluções por erros, cancelamentos de notas e processos desnecessários.
- Rastreabilidade no processo de separação, com os tempos de separação e conferência, erros de separação e apontamentos de quem separou e quem conferiu.
- Emissão de etiqueta de transporte, com dados do cliente e dados na nota fiscal.
- Romaneio de notas fiscais, saiba quais notas foram entregues para quais transportadoras ou quais motoristas, se já estão entregues ou retornaram por algum motivo.
Configurações iniciais
Parâmetros e configurações
Gerais
O uso da expedição exige algumas ajustes iniciais, tanto em parâmetros como nas configurações de outros módulos.
Habilitar o parâmetro PVHABILITASITUACAO = S
Habilitar o parâmetro PVCONFAVANCADA = S
O banco de dados usa uma porta aleatória quando um evento é disparado. Caso o servidor fique protegido atrás de um firewall, é preciso definir uma porta fixa em RemoteAuxPort no arquivo de configuração FIREBIRD.CONF e liberar essa porta no firewall. Obrigatoriamente deve ser uma porta diferente da porta do banco de dados.
Telão de separação
O telão precisa que 4 situações sejam cadastradas para os pedidos de vendas, assim, ele pode acompanhar a evolução do pedido conforme ele avança entre as situações. Para cadastrar a situação, acessar o menu Faturamento - Cadastro - Situação.
-
- Uma situação é "Aguardando separação", é a primeira situação assim que o pedido é liberado pelo comercial ou outro setor responsável. É um pedido que a partir do momento que é liberado já fica visível no telão para que o usuário inicie o processo de separação.
- Essa situação cadastrada pode receber qualquer descrição, mas dentro do telão as situações serão sempre fixas.
Dicas: a liberação do pedido para "Aguardando separação" pode ser feita pelo usuário alterando diretamente a situação no pedido ou, de forma a melhorar a automação, é possível a criação de um botão no pedido que troca a situação para o usuário.
Além do cadastro de situações, o telão também precisa do cadastro do funcionário, esse cadastro é feito no menu RH - Cadastros - Funcionários
-
-
- O mínimo necessário para o funcionamento da expedição é o nome do funcionário e o campo número da chapa (que deve ser preenchido com o código de barras do crachá do funcionário ou um outro código que identifique o funcionário de forma única). O número da chapa deve ser informado para identificar quem está separando a mercadoria ou quem está fazendo a conferência.
-
Já no telão, pressionando a tecla F2, tem acesso as configurações específicas:
- Situação "Aguarda Separação" - Selecione qual a situação do pedido que deve aparecer na primeira coluna do telão
- Situação "Em separação" - Selecione qual a situação do pedido que deve aparecer na segunda coluna do telão
- Situação "Em conferência" - Selecione qual a situação do pedido que deve aparecer na terceira coluna do telão
- Situação "Aguarda NF" - Selecione qual a situação do pedido que deve aparecer na quarta coluna do telão
- Impressora do pedido - Selecione a impressora onde será impresso o relatório de separação
-
Dica: o relatório é configurado de forma default para impressão em impressora térmica de 40 colunas. Adotar esse modelo de impressora reduz custos e agiliza todo processo de separação.
-
Todas impressões são enviadas diretamente para a impressora. Caso queira que uma impressão seja mostrada em tela, para que, por exemplo, possa ter seu layout ajustado, pressione a tela Ctrl + Enter ao selecionar o pedido ou a nota, no caso da etiqueta de embarque ou volume, ao invés de apenas Enter. Nessa situação, o código do funcionário não pode ser feito pela leitura do código de barras e deve ser digitado manualmente.
-
- Impressora de etiquetas - Selecione a impressora onde será impresso a etiqueta de embarque.
- Habilita a opção de ordenação horária. São opções bem específicas de ordenação dos pedidos na coluna Aguarda Separação. Por padrão, manter desligado, assim os pedidos são ordenados conforme a hora de liberação, os mais antigos aparecendo mais em cima.
Conferência de mercadorias
Na tela de conferência, pressionar a tela F2 para ter acesso as configurações da conferência.
- Situação "Em conferência" - Selecione para qual situação o pedido será enviado quando o usuário informar o número do pedido na conferência.
- Situação "Conferido" - Selecione para qual situação o pedido será enviado quando o usuário finalizar a conferência.
- Mostrar erro em tela. - Mostra uma tela vermelha informando um erro e um aviso sonoro ao invés de apenas uma aviso sonoro. A tela só é fechada pressionando a tela ESC.
- Imprime etiqueta de volumes - No final da conferência, o sistema abre automaticamente uma tela para o usuário informar o número de volumes e imprimir as etiquetas para os volumes. Caso esteja desabilitado ou seja necessário a reimpressão das etiquetas, isso pode ser feito através do botão Etiqueta Volume ou pressionando F6
- Impressora de etiqueta - Selecione a impressora onde será impresso a etiqueta de volume.
-
Tanto a etiqueta de volume como a etiqueta de embarque devem ser impressas em impressoras térmicas de etiqueta compatíveis com o sistema, como Zebra, Argox ou Epson. Contate a Cybersul para a lista atualizada de impressoras compatíveis. Caso as etiquetas tenham tamanhos ou cores diferentes, usar sempre duas impressoras distintas. A troca de etiqueta a cada evento causa atraso no fluxo da expedição.
-
Cadastro de romaneio
Telão de separação
O telão de separação recebe e acompanha os pedidos que são liberados para entrega. Além de mostrar em tempo real a situação dos pedidos de forma visual para todo setor, possibilidade a impressão mapa de separação.
Funcionalidades
A tela principal mostra as 4 colunas com as situação dos pedidos que foram previamente configuradas.
Quando o usuário está pronto para separar um pedido, ele vai apenas fazer a leitura do código de barras do crachá ou digitar o seu código e o sistema vai fazer a impressão dos itens do pedido e seus itens.
Em tela, é mostrado apenas o número do pedido e nome da transportadora. Essas opções não podem ser alteradas e são pensadas de forma a que o usuário não possa escolher um pedido de acordo com dados adicionais, como nome do cliente, por exemplo.
Ao imprimir o pedido, o telão vai mudar automaticamente a situação para Em Separação. Esse pedido não poderá mais ser reimpresso, a não ser que algum usuário com permissão acesse o pedido e modifique a sua situação para a correspondente a situação de "Aguarda separação". Assim o processo pode ser reiniciado e a impressão pode acontecer novamente.
Quando Ctrl + Enter é pressionado, o sistema entende que o usuário quer reconfigurar a impressão do pedido. Nesse caso, ele mantém o pedido em "Aguarda separação" e o pedido pode ser impresso quantas vezes for necessário. Usar essa opção apenas para a configuração da impressão.
Ao ajustar a impressão do pedido, mantenha o código de barras. Ele é usado nas etapas seguintes da expedição.
Com a impressão do pedido em mãos, o usuário pode efetuar a separação das mercadorias no estoque. No momento da impressão, o sistema armazena o horário e o usuário que iniciou o processo de separação, informação que, em conjunto com as demais ao longo do processo, pode ser usada para definição de métricas de tempos de separação e conferência, bem como erros de conferência. Os dados são armazenados na tabela AVEC85SE.
A impressão é ordenada pelo campo Posicionamento do Cadastro do produto. Como forma de facilitar o processo de separação, crie os posicionamento de forma que facilite o caminho do separador dentro do estoque. Crie código de endereçamento que contenha a área, corredor, lado, andar, vão ou outras codificações, sempre lembrando no espaço físico existente, o caminho que o separador irá fazer e a forma como o sistema ordena os itens nessa impressão.
Conforme o pedido avança na conferência e emissão da NF, ele vai andando entre as colunas, forma a ficar visível para toda área da expedição.
A tela pode ser atualizada manualmente pressionando a tecla F5. Ela também deve sofrer atualizações automáticas através do evento MONITORA_CONFERENCIA. Esse evento pode ser disparado sempre que o pedido tem sua situação alterada. (AVEC8501.ASCODIGO)
O banco de dados usa uma porta aleatória quando um evento é disparado. Caso o servidor fique protegido atrás de um firewall, é preciso definir uma porta fixa em RemoteAuxPort no arquivo de configuração FIREBIRD.CONF e liberar essa porta no firewall. Obrigatoriamente deve ser uma porta diferente da porta do banco de dados.
Ao invés da impressão, a Cybersul pode estudar outras formas de disponibilização das informações para separação, como tablet, celular ou coletor de dados. Contate a Cybersul para outras opções
Conferência de mercadoria
A conferência de mercadoria permite que o usuário valide a separação feita, comparando os itens que foram separados com os itens que estão no pedido de vendas.
Funcionalidades
Esse processo inicia com o usuário lendo o código de seu crachá ou informando o código manualmente.
O código é solicitado uma única vez ao entrar na tela. Uma vez que a a tela de conferência esteja aberta, toda conferência feita ficará vinculada ao usuário que abriu a tela. Lembre de sair da tela quando deixar a posição.
A tela de conferência do pedido informará o nome do usuário responsável pela separação e ficará já pronta para receber o número do pedido
Com os itens em bancada e a impressão da separação, efetuar a leitura do código de barras da impressão da separação do pedido para dar início a conferência. Nesse momento, no telão, o pedido muda da situação "Em separação" para "Em conferência".
A partir do momento que os itens estão carregado em tela, o usuário inicia o processo de leitura dos códigos de barras dos produtos. O sistema aceita tanto o código de barras do cadastro do produto (EAN) como os códigos múltiplos do cadastro do produto. Nesse caso, ele já faz a multiplicação pela quantidade de itens do código de barras, como nos casos de códigos de caixa fechada. Além dos códigos de barras, o sistema aceita também o código interno do produto (essa ação é registrada em log para identificação dos produtos em que não foi possível ler o código de barras). Não é possível pesquisar produtos por qualquer outro campo.
Cada leitura registra uma quantidade por padrão. Caso queria informar várias quantidades, lendo apenas uma vez, o procedimento é informar a quantidade, pressionar a tela * e ler o código de barras.
A cada leitura, o sistema verifica se o item está no pedido. Em caso de conferência positiva, o sistema atualiza o item com a quantidade conferida. Em caso de conferência negativa, o sistema mostra a tela de erro ou o aviso sonoro e registra esse erro na tabela de log.
Quando todos os itens estiverem conferidos, o sistema, caso habilitado, pede o número de volumes e faz a impressão das etiquetas (para cada volume, uma etiqueta é impressa). Tanto o número de volumes, como os pesos líquido e bruto que forem informados nessa tela saem impressos na nota fiscal.
Caso os parâmetros de lote ou número de série automáticos (lote por validade, por exemplo) estiverem lançados no pedido, o sistema mostrará na tela ao lado quais os lotes devem ser conferidos também. Essa conferência é visual, o sistema não faz a validação nem a conferência do lote.
Clicando com o botão direito sobre a grade de itens, pode reiniciar a conferência. Isso faz com que todos os itens já conferidos no pedido sejam zerados.
Pressionando a tecla F4, a tela é limpa e um novo pedido pode ser selecionado. Não é necessário que a conferência anterior tenha sido finalizada. O sistema armazena os itens que já foram conferidos.
Uma vez que a conferência é finalizada, a situação do pedido é automaticamente alterada para a situação "Conferido" informada.
Etiqueta de transporte
Imprime a etiqueta de embarque, já com os dados na NF
Funcionalidades
A etiqueta de transporte é um sistema que permite a impressão de uma etiqueta, após a emissão da NF, já com os dados da NF emitida.
Para emissão da etiqueta, efetuar a leitura do código de barras do DANFE já impresso.
O layout da etiqueta pode ser ajustado pressionando a tela Ctrl + Enter quando informar o código do DANFE.
Para cada volume, o sistema irá imprimir uma etiqueta.
Não existem outras formas de selecionar uma NF além do código do DANFE. Ajuste o fluxo da expedição de forma se enquadrar nas etapas do sistema.
Cadastro de romaneio
O cadastro de romaneio cria registros das notas que foram embarcadas, quais transportadoras ou motoristas e quais as situações das notas.
Funcionalidades
Na tela Cadastro de Romaneio, clicar em , selecionar a transportadora e na tela das notas selecionadas clicar com o botão direito do mouse, após, clicar em Adicionar Notas. As notas também podem ser inseridas diretamente na lista de notas, buscando pela Chava DANFE ou Nº + Série.
1.1. Coluna "Chave Danfe": ao inserir, informando a chave da Danfe, serão apresentadas as demais colunas do documento correspondente à chave informada;
1.2. Colunas ""NºDoc" e "Série": ao inserir, informando a coluna NºDoc, serão apresentadas as demais colunas do primeiro documento localizado que corresponda ao número informado, ao informar acrescentar a coluna série na lista, será apresentado o documento correspondente ao NºDoc+Série;
1.3. Ao clicar sobre a lista com o botão direito, e selecionar a opção "Adicionar Notas" será aberta uma tela para inserção de vários documentos pesquisados:
* 1 - Pesquisa os documentos de acordo com os filtros informados em tel;
* 2 - Lista dos documentos pesquisados;
* 3 - Lista dos documentos selecionados para o romaneio;
* 4 - Botão "Limpar Seleção": limpa a lista dos documentos selecionados para o romaneio;
* 5 - Botão "Enviar Notas": insere as notas da segunda lista no romaneio.
Inclusão de Notas de Saída no Cadastro de Romaneio via tecla de atalho F9:
Ferramenta para inserir documentos de saída no cadastro de Romaneio via tecla de atalho F9:
a) Indicativo em tela da função do atalho F9 pode ser habilitado via ferramenta de configuração de tela:
b) Tecla F9 abre caixa para informar a chave NF-e do documento de saída a ser inserido:
c) Consistências do sistema para inserir documento de acordo com chave informada:
> Sistema verifica se chave NF-e existe e se trata-se de um documento de saída;
> Sistema verifica se documento de saída localizado não está vinculado a um romaneio.