Importar Livro Detalhado

Este documento tem por finalidade orientar como realizar os vínculos contábeis para importação do Livro Fiscal Detalhado, nas Rotinas Contábeis, e apresentar como é feita essa importação.

Importar Livro Detalhado

1. Objetivo

Este documento tem por finalidade orientar como realizar os vínculos contábeis para importação do Livro Fiscal Detalhado, nas Rotinas Contábeis, e apresentar como é feita essa importação.

2. Informações Importantes

Para  a importação ser realizada com sucesso os vínculos contábeis devem ser feitos corretamente, pois são eles que definem em quais contas cada valor será lançando. Contas sem vínculos irão gerar um relatório de crítica e o lançamento correspondente não será realizado.

3. Vínculos Contábeis - Impostos

Primeiro vínculo que deve ser feito são os cadastros das contas contábeis dos impostos (ContabilidadeCadastroEmpresaBotão da Previsão), nessa tela devem ser vinculadas as contas com partidas dobradas (débito e crédito).

Com esse cadastro realizado após a conversão do livro fiscal o sistema faz os lançamentos dos impostos em suas respectivas contas na contabilidade. Abaixo segue um exemplo com uma nota no valor de R$ 157,84 (valor contábil) com as amarrações acima. Como a nota possui ICMS, PIS E COFINS, o sistema fez oito lançamentos contábeis (quatro lançamentos com partidas dobradas). Como esse exemplo se trata de uma empresa tributada pelo lucro presumido há o direito de crédito desses impostos na entrada. O sistema faz o mesmo procedimento para notas de vendas.

Empresas do SIMPLES Nacional geralmente vão ter somente o lançamento do valor contábil, dessa forma não se torna necessário o cadastro acima.

4. Vínculos Contábeis - Clientes

O vínculo das contas contábeis dos clientes é feito dentro do cadastro do cliente (ClienteCadastroPessoa Física/JurídicaOutras InformaçõesBotão de Previsão). Para o cadastro após abrir a tela deve ser preenchido a filial e a conta. Caso a empresa tenha duas ou mais filiais obrigatoriamente deve haver dois registros, um para cada filial.

Esse cadastro geralmente é vinculado uma conta a “DEBITO” no campo Conta Contábil a Debito conforme ilustração abaixo:

Para que o sistema importe os lançamentos de devoluções de compras através das rotinas contábeis é preciso que no cadastro do cliente o código do fornecedor esteja referenciado no campo Código Fornecedor Referente.

Através desse vínculo é que o sistema irá executar o lançamento de devolução de compra na conta do fornecedor. No da importação através das Rotinas Contábeis o sistema busca o código do fornecedor referenciado dentro da conta do cliente da nota de devolução e faz um lançamento a DEBITO na conta que esta no campo Conta Contábil Crédito que está vinculada no cadastro do fornecedor.

O sistema só irá executar esse procedimento desde que o tipo de operação do cadastro de operações seja tipo “9 – Saída para Devolução (-)”.

5. Vínculos Contábeis - Fornecedores

O vínculo das contas contábeis dos fornecedores é feito dentro do cadastro do fornecedor (FornecedorCadastroFornecedor Outras InformaçõesBotão da Previsão). Para o cadastro, após a abrir a tela deve ser preenchido a filial e a conta. Caso a empresa tenha duas ou mais filiais obrigatoriamente deve haver dois registros, um para cada filial.

Esse cadastro geralmente é vinculado uma conta a CRÉDITO no campo Conta Contábil a Crédito conforme ilustração abaixo:

Para que o sistema importe os lançamentos de devoluções de vendas através das rotinas contábeis é preciso que no cadastro do fornecedor o código do cliente esteja referenciado no campo Cliente Referente conforme ilustração abaixo:

Através desse vínculo é que o sistema irá executar o lançamento de devolução de venda na conta do cliente. No momento da importação através das Rotinas Contábeis o sistema busca o código do cliente referenciado dentro da conta do fornecedor da nota de devolução e faz um lançamento a CREDITO na conta que está no campo Conta Contábil Débito que está vinculada no cadastro do cliente.

O sistema só irá executar esse procedimento desde que o tipo de operação do cadastro de operações seja tipo “D – Entrada para Devolução (-)”.

6. Vínculos Contábeis  - Operações/Transações

As contas vinculadas no “Cadastro de operação/transação” serão usadas para as contrapartidas dos lançamentos do cadastro do cliente, fornecedor e movimento da conta estoque. Os vínculos das contas no cadastro de operações é na aba “Informações Adicionais”.

Para operações de VENDAS, devem ser vinculadas três contas:

Para operações de COMPRAS, deve ser vinculada apenas uma conta:

Para operações de Devoluções de Venda, devem ser vinculadas três contas:

Para que os lançamentos de estoques ocorram sempre deve ser vinculado na devolução a nota de saída.

7. Importar Livro Fiscal Detalhado

Contabilidade - Rotinas Contábeis

Para importar as notas fiscais para o módulo contábil o livro fiscal já deve estar convertido. Após esse momento, proceder com a importação dos dados através das rotinas contábeis conforme imagem abaixo.

Através dessa ferramenta o sistema importa os lançamentos relacionados as notas de entradas e saídas, contemplando lançamentos de vendas, compras de mercadorias, CMV, remessa, outras saídas, devoluções e impostos. Para que o sistema faça corretamente esses lançamentos todos os vínculos devem estar corretos nos cadastros de operações, clientes, fornecedores e impostos.

Após conversão do livro fiscal ao importar um documento convertido para a contabilidade via Importação do Livro Detalhado nas Rotinas Contábeis, se todas as contas estiverem preenchidas no cadastro do emitente (cliente e fornecedor) e também no cadastro de operação, as contas lançadas serão:

  1. Vendas:

    1.1. Valor Contábil lançado a Débito na conta Cliente (coluna débito do cadastro do cliente);

    1.2. Valor Contábil lançado a Crédito na conta Faturamento (coluna crédito do cadastro de operação/transação);

    1.3. Custo Médio lançado a Débito na conta CMV (coluna débito de estoque do cadastro de operação/transação);

    1.4.Custo Médio lançado a Crédito na conta Estoque (coluna crédito de estoque do cadastro de operação/transação);

    1.5. Valores de Impostos serão lançados conforme existir o imposto no documento de venda e de acordo com as contas informadas a Débito e Crédito nos Vínculos de Impostos (Cadastro da Empresa, conforme item 3 deste manual).

  1. Devolução de Vendas (Tipo “D – Entrada para Devolução(+)”):

    2.1. Valor Contábil lançado a Débito na conta Faturamento (coluna débito do cadastro de operação/transação) ;

    2.2. Valor Contábil lançado a Crédito na conta Cliente (coluna débito do cadastro do cliente referenciado no fornecedor emitente da nota).

  1. Compras:

    3.1. Valor Contábil lançado a débito na conta Estoque (coluna débito de estoque do cadastro de operação/transação);

    3.2.  Valor Contábil lançado a crédito na conta do Fornecedor (coluna crédito do cadastro do fornecedor);

    3.3.  Valor do Custo Considerado lançado a débito na conta cadastrada na coluna débito de estoque do cadastro de operação/transação,

    3.4. Valor do Custo Considerado lançado a crédito na conta cadastrada na coluna crédito de estoque do cadastro de operação/transação.

  1. Devolução de Compras (Tipo “9 – Saída para Devolução (-)”):

    4.1. Valor Contábil lançado a Débito na conta Fornecedor (coluna crédito do cadastro do fornecedor referenciado no cliente emitente da nota),

    4.2. Valor Contábil lançado a Crédito na conta Faturamento (coluna crédito cadastro de operação/transação).