Migração do Banco de Dados Firebird
Neste Documento, será abordado, processo para migração de bases do Firebird, para outras versões do banco de dados sendo elas, 1.5 ~ 2.5 e do 2.5 ~ 3.0.
Migração do Banco de Dados Firebird
1. Objetivo:
Este documento, tem por finalidade, instruir ao implantador, a realizar a migração do banco de dados de cliente, quando necessário para outras versões, são elas: Migração do Firebird 1.5 para 2.5, e do 3.5 para o 3.0.
2. Informações Importantes:
Antes realizar os procedimentos, algum pontos importantes, devem sem observados para a execução do processo sem problemas.
-
- Nenhum usuário poderá estar conectando durante o processo de backup, do banco.
- É recomendado, realizar o procedimento antes de realizar o processo no cliente, pois poderá ocorrer diversas situações, no decorrer da operação, minimizando assim o risco de erros ou problemas no processo.
- Além da conversão do banco, você também devera realizar a migração dos usuários do banco.
- É OBRIGATÓRIO que os procedimentos apresentados abaixo, sejam realizados primeiramente no Servidor (micro onde está instalado o sistema) e, por fim, em todas as estações de trabalho, que utilizam o sistema.
- Não é permitido trabalhar com as duas versões do gerenciador de banco de dados (Firebird 1.5,2.5...), portanto, caso tenham algum problema, todo o processo deve ser revertido.
- De preferência, efetue os procedimentos deste manual, fora do horário de expediente do Cliente, ou o mesmo deverá ter consciência, que o sistema estará indisponível durante todo o processo de Migração.
3. Backup:
- Backup DadosAdm: No Servidor, acesse o IB Expert, configure uma nova conexão com o arquivo "DADOSADM.FDB ou DADOSADM.GBD", acesse a base de dados a ser realizado o Backup, após se conectar ao banco, vá em "Services>Backup Database", conforme imagem abaixo.
*Obs: Realize o procedimento, na versão atual do Firebird do cliente.
- Backup DadosCPV e CEP: Após o backup do banco principal do sistema, repita o mesmo processo para o Banco dos Relatórios Preview e para o Banco CEP. Configure uma nova conexão, para cada banco que for realizar o backup, garantindo assim que todos os banco possam ser migrados para a nova versão.
- Usuários: A migração dos usuários, em algumas versões do Firebird não é possivel (Firebird 3.0), por esta questão realize o processo de recriação dos usuários na nova versão do banco de dados que será instalado, independente se será migrado da versão 1.5 ou para a 3.0. Para isto acesso o banco de dados principal do sistema, vá até "Grant Manager", para verificar os usuários que há no banco.
Para recriar os usuários, após concluir a migração acesse o sistema com o sysdba, já até a janela "Outros>Usurários", e crie conforme a relação do banco anterior.
- Desinstalação: Com os backups realizados, desinstale o banco de dados do servidor. Pressione Win+R e digite "appwiz.cpl", para acessar o programa e recursos.
- Ao finalizar a remoção apague, todos os registro da versão anterior do servidor.
4. Instalação:
- Durante a instalação da nova versão, procure, manter a mesma senha do SYSDBA, que estava anteriormente.
- Caso seja necessário configure as portas do Firebird, no firewall do Windows.
- Os instaladores, podem ser encontrados diretamente no site do Firebird, assim utilizando os arquivos mais recentes.
5. Restore:
- Após a instalação e configuração do banco de dados, inicie o processo de restauração dos banco de dados na nova versão do Firebird.
- Seguindo o mesmo processo do Backup, o Restore deverá ser efetuado nos 3 arquivos de banco de dados, "DadosAdm, DadosCPV e CEP". Acesse o Firebird, vá até "Services>Restore Database", conforme imagem abaixo.
- No processo de restauração, deverá ser preenchido os campos, "Database File", "File Name" e selecionado a opção New Database no campo "Restore into". A opção Output>Verbose>On Screen, irá mostrar todo o processo de restauração em uma janela do IB, já a opção Into File, irá criar um arquivo de Log com todos os procedimentos realizados.
- Após realizar a restauração dos arquivos de banco de dados, configure a nova conexão, aponte os caminhos novos no arqcam do sistema, e faça o primeiro acesso. Recrie os usuários conforme a relação obtida anteriormente, conforme imagem abaixo.
6. Estações de Trabalho:
- Após o servidor estiver corretamente configurado, agora é hora de ir realizar as configurações na estação de trabalho de cada usuário, neste momento, deverá ser removido qualquer configuração das versões anteriores do *banco de dados antigo (A não ser que o cliente utilize para outra finalidade), para não precisar realizar novas instalações nas maquinas, você poderá inserir o arquivo "GDS32.dll", na pasta do sistema Cybersul, este arquivo poderá ser obtido na instalação do banco de dados realizado no servidor. Na configuração dos micros você poderá testar junto ao usuário se o sistema está funcionando corretamente.
- Na sequencia das configurações, acompanhe o uso do sistema, e verifique se não ocorrerá nenhum problema, na execução das tarefas do sistema.