Ordem de Serviço
Este documento tem como finalidade abordar a Ordem de serviço, utilizada para a organização dos serviços prestados, reunindo todas as informações necessárias como despesas de viagens, peças e despesas extras. Preenchimento de laudos e demais informações referente ao serviço realizado, gerar orçamento ou faturamento da ordem de serviço.
- Ordem de Serviço
- Funcionalidades da OS
- Faturando ordem de serviço com peças e serviços juntos ou separados.
Ordem de Serviço
1. Objetivo
Este documento tem como finalidade abordar a Ordem de serviço, utilizada para a organização dos serviços prestados, reunindo todas as informações necessárias como despesas de viagens, peças e despesas extras. Preenchimento de laudos e demais informações referente ao serviço realizado, gerar orçamento ou faturamento da ordem de serviço.
2. Conteúdo
Na figura abaixo podemos observar a tela de ordem de serviços, que se encontra no caminho: Assistência - Ordem de Serviço. Nela são cadastradas todas as ordens de serviços, que serão ou não realizadas.
Alguns botões, seguindo a sequência, campo de pesquisa das ordens de serviço, observações adicionais;
Alguns botões para criação de novas ordens de serviço, salvar alterações, orçamento, venda, onde gera um pedido e depois uma nota saída de mercadoria.
Nesta tela são cadastrados os dados do cliente, os dados referentes ao serviço e os itens que se referem a essa ordem de serviço.
Abaixo, é lançado o tipo(s) de serviço prestado.
Lançamento, das peças que foram utilizadas no serviço prestado.
Lançamento das despesas com viagens.
Lançamentos de despesas extras.
Na tela de Laudo são cadastrados os defeitos, causas, solução e se necessário a observação.
Guia que mostra o andamento da ordem de serviço.
Nesta tela, podem ser cadastradas, algumas observações e acessórios utilizados, além de ter opção para cadastrar a conta caixa em outros e alguns dados referentes à cobrança.
Nesta guia podem ser visualizados os dados cadastrais do cliente, referente a ordem de serviço.
Totalizador são os valores de peças, serviços e demais gastos referentes à ordem de serviço.
Funcionalidades da OS
1. Objetivo
Esse documento tem por finalidade o detalhamento da funcionalidade de geração de pedidos separados na Ordem de Serviço, um pedido de peças e um pedido de serviços.
2. Informações Importantes
Trata-se de uma facilidade disponível no sistema para quando o cliente não utiliza nota conjugada. Quando o cliente emite uma nota na prefeitura e outra nota no Sefaz, precisamos gerar pedido separados para os serviços e para os produtos, cada pedido gerará uma nota individual e cada nota será destinada ao seu órgão responsável.
Importante salientar que normalmente as prefeituras não aceitam mais de um serviço por NFS-e, por esse motivo este manual também mostrará uma segunda funcionalidade, que permite unir todos os serviços descriminados na ordem de serviço, em um serviço genérico que vá para o pedido ao ser criado, e leve todos os serviços listados na OS em sua observação do item.
3. Conteúdo
Todas as funções descritas nesse manual serão destinadas ao módulo Assistência -> Ordem de Serviço.
O usuário irá preencher normalmente a ordem de serviço e para que a função de criação de dois pedidos de vendas dessa ordem de serviço funcione corretamente, precisa estar preenchido os campos “CLCODIGOCOBRANCASERVICO” e “CLCODIGOCLIENTECOBRANCA”, o cliente pode optar por preencher manualmente, mas normalmente criamos uma trigger para facilitar o uso e evitar esquecimento por parte do usuário.
Segue trigger para preenchimento automático dos campos acima, conforme cliente da OS:
CREATE OR ALTER TRIGGER TR_PREENCHECLIENTECOBRANCA FOR AATC01AO
ACTIVE BEFORE INSERT POSITION 0 AS
begin
new.CLCODIGOCOBRANCASERVICO = new.clcodigo;
new.CLCODIGOCLIENTECOBRANCA = new.clcodigo;
end
Importante que a trigger seja somente no insert, pois permite que o usuário altere se necessário.
Após esta função estar ativa, quando o usuário clicar em botão “Venda”, o sistema gera dois pedidos de venda vinculados a essa OS, como no exemplo abaixo:
A segunda função disponível para clientes onde a prefeitura não aceita mais de um serviço por NFS-e funciona da seguinte forma:
Existe um parâmetro onde permite unir todos os serviços detalhados na OS em um único serviço genérico, o parâmetro é PRGENERICO2, nesse parâmetro será informado o código de um serviço genérico criado no sistema (exemplo: MANUTENÇÃO).
Existe um segundo parâmetro para levar o detalhamento dos serviços da OS para a observação do item genérico no pedido, parâmetro ATSERVICOUNICO = “G”. Dessa forma quando for gerado um pedido de vendas da OS, o sistema colocará todos os serviços listados na OS em uma observação do item. Como no exemplo abaixo:
Faturando ordem de serviço com peças e serviços juntos ou separados.
ATIVANDO OS CONTROLES DE TIPO DE FATURAMENTO
Na tela de “Ordem de Serviço” em “Menu > Assistência > Ordem de Serviço”, habilitar os controles de “TipoFaturamento” com o CyberDeveloper (Figura 1).
GERANDO PEDIDO DE VENDA DE UMA ORDEM DE SERVIÇO COM O TIPO DE FATURAMENTO = “S - Separado”
Na tela de “Ordem de Serviço”, ao selecionar o “Tipo Faturamento” como “S - Separado”, e clicar no botão “Venda”, selecionando a opção “1)Venda” (Figura 2), havendo itens na aba “Despesas com Peças” será gerado um pedido de venda para as peças e outro pedido de venda para o serviço.
Após gerado as vendas, podemos observar que foram gerados dois pedidos de venda, o pedido 57422 para as peças e o pedido 57423 para o serviço (Figura 3).
A baixa das peças só ocorrerá no faturamento do pedido de vendas das peças.
GERANDO PEDIDO DE VENDA DE UMA ORDEM DE SERVIÇO COM O TIPO DE FATURAMENTO = “U- Único”
Na tela de “Ordem de Serviço”, ao selecionar o “Tipo Faturamento” como “U - Único”, e clicar no botão “Venda”, selecionando a opção “1)Venda” (Figura 2), havendo itens na aba “Despesas com Peças” será gerado um único pedido de venda para as peças e o serviço.
Após gerado a venda, podemos observação que foi gerado um único pedido de venda, o pedido 57422 para peças e serviço (Figura 4).
A baixa das peças ocorrerá automaticamente no momento da geração do pedido de venda.