Pedido de Devolução

Este documento tem por finalidade detalhar a utilização do sub-módulo de Pedido de Devolução.

Pedido de Devolução

1. Objetivo

Este documento tem por finalidade detalhar a utilização do sub-módulo de Pedido de Devolução.

2. Conteúdo

Para efetuar a devolução de uma mercadoria por parte do cliente, ou seja, quando esta mercadoria está retornando ao seu estoque, você deve usar o Pedido de Devolução em Menu: FaturamentoPedido Devolução.

Ao clicar em Novo o sistema carregará o número do pedido de devolução, e você deve preencher os demais dados, sendo obrigatório o Fornecedor (onde o cliente da nota que está sendo devolvida obrigatoriamente deve estar cadastrado também como fornecedor).

O campo Operação, sendo obrigatória uma operação de entrada, com tipo e CFOP de entrada definidos em seus respectivos cadastros. Demais campos não são obrigatórios, preencher conforme necessidade.

Para importar os dados da nota fiscal de saída que está sendo devolvida, você deve clicar no botão  ao lado da lupa, que lhe mostrará a mensagem:

Ao clicar em sim, abrirá a tela de pesquisa de saída de mercadoria:

O sistema por padrão carregará o nome do cliente conforme o fornecedor informado no pedido de devolução, e após clicar em OK, listará na tela as notas emitidas para o mesmo, onde você dará dois cliques em cima do documento a ser devolvido, e o sistema apresentará a mensagem:

Ao clicar em sim, o sistema carregará a quantidade que está informada no documento de saída no campo “Qtde. Dev.”.

Ao clicar em não, o sistema carregará o item com quantidade zerada, no campo “Qtde dev.”, onde você poderá digitar a quantidade de itens devolvidos.

Pedido de devolução pronto:

Criado o pedido, você deve clicar em Fila de Impressão e o sistema mostrará a seguinte pergunta:

Ao clicar na opção sim, o sistema irá setar o saldo do valor total do pedido de devolução no Contas a Receber que está vinculado ao documento de saída, onde este valor ficará como um crédito para o cliente utilizar em futuras compras.

Ao clicar na opção não, o sistema permanecerá com o valor do Contas a Receber do documento de saída como pago sem considerar o valor total do pedido como um saldo para o cliente usar.

Após escolher uma das opções acima, o sistema apresenta a mensagem:

Onde:

Opção Nota Fiscal – Irá gerar um documento de entrada de devolução com série E1, onde este documento será emitido para o SEFAZ (Secretaria da Fazenda).

OBS.: Para as notas emitidas como Devolução exige-se o preenchimento da chave referencial (chave da nota de saída) e o modo (devolução) que já ficam preenchidos no momento da importação da nota fiscal de saída para o pedido de devolução.

Opção Entrada - Com essa opção selecionada o sistema fará apenas um registro de entrada desse documento sem ser necessária a emissão para o SEFAZ.

Você poderá definir o Número do Documento de Entrada e a Série a ser usada para essa entrada. (É importante ressaltar ter uma série definida para as entradas de mercadoria sem emissão de nota fiscal).

Escolhido número do documento e série de entrada, você poderá visualizar o documento.