Rotinas Contábeis - Importar Fluxo

1. Objetivo

Este documento tem por finalidade orientar como realizar os vínculos contábeis para importação do Fluxo de Caixa, nas Rotinas Contábeis, e apresentar como é feita essa importação, detalhando as opções disponíveis.

2. Informações Importantes

Para a importação ser realizada com sucesso os vínculos contábeis devem ser feitos corretamente, pois são eles que definem em quais contas cada valor será lançando. Contas do fluxo sem vínculos irão gerar um relatório de crítica e o lançamento correspondente não será realizado.

Os lançamentos no fluxo de caixa devem estar corretos com suas contrapartidas correspondentes, lançamentos do fluxo sem contrapartida serão mostrados em uma tela de crítica e o lançamento será cancelado.

Deve ser observada também a opção de importação, cada opção será detalhada nesse documento.

3. Histórico Padrão – Contas do Fluxo

Fluxo de Caixa - Contas

No Cadastro de Contas do Fluxo de Caixa pode ser cadastrado um histórico padrão, que será usado nos lançamentos dessa conta.

O Histórico padrão deve ser cadastrado no seguinte formato:

VLR NF NR #NRONOTA# #NOMECLIENTE/FORNECEDOR#

Ou, para devolução

VLR NF NR #NRONOTA# #NOMECLIENTE/FORNECEDOR# #REF A NF NRONOTA#

O texto entre hashtags é variável e os demais textos são fixos.

Exemplo:

VLR NF NR #NRONOTA# #NOMECLIENTE/FORNECEDOR#

Fica assim no lançamento:

VLR NF NR 12345 Cliente de Teste

e

VLR NF NR #NRONOTA# #NOMECLIENTE/FORNECEDOR# #REF A NF NRONOTA#

Fica assim no lançamento:

VLR NF NR 12345 Cliente de teste REF A NF 54321

4. Vínculos Contábeis - Contas do Fluxo

Fluxo de Caixa - Contas.

Na tela acima cada conta do fluxo deve ter no mínimo a Conta Contábil de Débito e a Conta Contábil de Crédito vinculadas. As Contas Conta Contábil Crédito de Despesas Gerais e Conta Contábil Débito de Despesas Gerais são opcionais, se essas contas não forem informadas o lançamento sempre será realizado nas Contas Contábil de Débito e Crédito.

5. Importar Fluxo

Contabilidade - Rotinas Contábeis - Importar Fluxo de Caixa

As contas contábeis no fluxo de caixa amarram as baixas dos valores lançados anteriormente na contabilidade.  As contas tipo Aplicação em seus vínculos devem ser preenchidas a conta de Crédito e Débito (pois se trata da mesma conta utilizada para recebimento e pagamento). As contas de receitas e despesas devem preencher no mínimo uma conta. Caso o cliente use o plano contábil com clientes e fornecedores “abertos” necessariamente o plano de contas do fluxo deve ser aberto e obrigatoriamente ter o vínculo entre ambas.

Analisando o exemplo de compra abaixo, quando ocorre o pagamento do fornecedor, existirá um lançamento do caixa na conta de banco (CONTA DO FLUXO PELA BAIXA) e uma contrapartida desse lançamento na conta financeira do fornecedor (CONTA DO FLUXO PELA BAIXA). Com as devidas amarrações em seus cadastros o sistema vai fazer os lançamentos na contabilidade.

5.1 Importar Fluxo - Conta Contábil do Cadastro

Contabilidade - Rotinas Contábeis - Importar Fluxo de Caixa - Opção Conta de Débito e de Crédito = “Conta Contábil do Cadastro”

Os Filtros destacados em vermelho na tela acima são obrigatórios e as colunas de contas “Conta Ctb” e “Contra Partida Ctb”  devem estar vinculadas no cadastro de contas do fluxo no campo em destaque na tela abaixo:

5.2 Importar Fluxo - Diferenciar Conta e Conta Débito

Contabilidade - Rotinas Contábeis - Importar Fluxo de Caixa - Opção Conta de Débito e de Crédito = “Diferenciar Conta e Conta Débito”

Para utilizar a opção “Diferenciar Conta Débito e Crédito, a conta do Fluxo de Caixa precisa estar vinculada com a conta Contábil nos campo em destaque abaixo:

Quando o Valor Saída estiver informado será usada a conta vinculada no campo “Conta Contábil Débito” e quando o Valor de Entrada estiver informado será usada a conta vinculada no campo “Conta Contábil”, ambos em destaque acima.

5.3 Importar Fluxo - Por Filial do Cadastro

Contabilidade - Rotinas Contábeis - Importar Fluxo de Caixa - Opção Conta de Débito e de Crédito = “Por Filial do Cadastro”

Para importar o fluxo utilizando a opção “Por Filial do Cadastrado” devem ser obedecidos os vínculos informados no item 4. Vínculos Contábeis – Contas do Fluxo”.

5.3.1 Importar Fluxo - Por Filial do Cadastro - Despesas Gerais

A opção “Por Filial do Cadastro” permite lançamentos sem geração de Documentos de Entrada e Contas a pagar, lançando esses movimentos em contas de Despesas Gerais.

Para lançamentos em contas de Despesas Gerais, os vínculos devem ser feitos no cadastro de contas do Fluxo, conforme indicado abaixo:

O Lançamento do Fluxo será feito na Conta de Despesa Geral se:

  1. Estiver vinculada uma conta de Despesa Geral na Conta de Fluxo;
  2. O Lançamento do Fluxo não possuir um Documento de Entrada/Saída vinculado a ele (tabela acem1401);
  3. O Lançamento do Fluxo não possuir um Contas a Pagar/Receber vinculado a ele (tabelas acpc6001 e acrc5001).
5.4 Importar Fluxo - Histórico

Contabilidade - Rotinas Contábeis - Importar Fluxo de Caixa - Opção Conta de Débito e de Crédito = “Histórico”

Essa opção importa o lançamento do Fluxo para uma Conta Contábil cadastrada no Histórico do Lançamento, conforme imagem abaixo.

Contabilidade - Cadastros - Históricos

5.5 Importar Fluxo - Por Filial/Conta do caixa

Contabilidade > Rotinas Contábeis > Importar Fluxo de Caixa > Opção Conta de Débito e de Crédito = “Por Filial/Conta do Caixa”

Nessa  opção  se  a  Conta  do  Lançamento  no Fluxo  for  uma  Conta Banco lança na contabilidade o Valor de Entrada a Débito e o Valor de Saída a Crédito.

Devem ser obedecidos os vínculos informados no item “4. Vínculos Contábeis – Contas do Fluxo”.