Troca de operação de NF-e já autorizada.
Existem alguns casos que após uma nota fiscal ser autorizada na receita federal, verifica-se a necessidade da troca da operação. Por exemplo: Pode se ter autorizada uma nota sem movimentação de estoque e aquela nota movimentaria o estoque. Uma vez após autorizada a nota fiscal no site da receita federal, o procedimento de troca da operação fica bloqueado para usuário. Sendo possível sua alteração apenas através de comandos no banco de dados. Visando maior autonomia dos usuários do sistema, desenvolvemos um botão para que seja realizado esse procedimento. Esse botão estará disponível em versões a partir do dia 14/12/2021 Demonstraremos a seguir o procedimento a ser feito pelo usuário para realizar a troca da operação.
1. Dando permissão ao usuário para realizar esse processo:
Incialmente precisaremos logar com o usuario SYSDBA e dar permissão para o usuário que fara esse processo.
Devemos selecionar o usuário que queremos dar permissão para esse processo, colocar a coluna Libera troca de operação como 'SIM' e na coluna Senha Lib. Colocar uma senha para o usuário realizar o processo.
Se apenas o SYSDBA for autorizado a fazer esse processo, o mesmo deve ser feito com ele. Colocar a coluna como sim e vincular uma senha pra ele validar o processo.
2. Ficará disponível um botão ao lado do campo de operações.
Uma vez clicado no botão, será chamada uma tela para colocar o login e a senha que configuramos no passo numero 1.
Se a senha informada estiver correta, será aberta a tela de pesquisa de operações, para que a nova operação seja pesquisada e selecionada na nota. Se a senha estiver incorreta, será informado que o usuário não tem permissão para realizar esse processo.
3. Após pesquisado a operação o sistema irá questionar se deseja realizar a alteração.
Selecionando sim será mostrada mensagem de operação realizada com sucesso
4. Informações importantes.
Só poderá ser realizado esse processo em notas que não estejam convertidas no livro fiscal. Caso tenha necessidade de realizar troca de operação de nota já convertida no livro, o documento em questão deverá ser desconvertido e após esse processo converte-lo novamente.
Esse processo não altera informações da nota na receita federal, é apenas para ajuste de questão interna do sistema, principalmente em relação a movimentação do estoque conforme já explanado.